O que procura?

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Psicologia: A falta de Vontade dos Jovens

Que falta de vontade queremos dizer?

A vontade é a força que brota do interior do homem, capaz de erguer, concretizar objectivos que a cada instante da vida o homem se propõe. Ela é uma força, uma energia que nos catapulta sempre para atingirmos um alvo.
A falta de vontade dos jovens estudantes repercute-se no desinteresse pela leitura assídua, na busca do entendimento, da compreensão das matérias. Conforme vimos atrás, se o professor não dissipar todas as dúvidas durante a aula, o meio para o efeito é a explicação dada pelo docente que depois é compensado pelos alunos.
São nestas ocasiões que o aluno deveria ter vontade de ler muito para compreender a matéria.
Nos dias de hoje, conta-se o número de jovens que lê, pelo menos, durante uma hora por dia. É verdade que somos diferentes em termos de inteligência, de percepção, mas a psicologia já provou que o que faz a diferença entre o bom e o mau aluno não é a inteligência mas a diligência. É essa diligência, essa persistência de querer ler muito, compreender quaisquer assuntos que os jovens estudantes deveriam ter.
Os jovens estudantes tinham de tomar a atitude do Escolanovismo. O Escola-novismo é uma teoria da pedagogia; nasceu por causa das críticas feitas à pedagogia tradicional. Diz que o aluno tem de passar do papel passivo-receptivo para o papel de activo-participativo.
Esta participação se traduz indubitavelmente na busca incessante de novo material para locupletar o vazio do aluno, para elucidar claramente as suas dúvidas e, deste modo, contribuirá para o estudo sério, sincero e límpido.
O desinteresse pela leitura assídua por causa da falta de vontade é uma causa bem sabida pelos jovens. Ler uma matéria dada só tem valor quando se aproxima uma prova, porque ler sem ter em vista um teste é perder tempo – diz a maioria dos jovens. Como o estudo será sério se o próprio estudante não tem interesse pela leitura? «O verdadeiro interesse por uma coisa é um voltar-se mentalmente para esta coisa, um querer apreendê-la, um ocupar-se com ela […]».

Em conclusão, estudar seriamente não é possível sem ter vontade de ler muito, de compreender e entender, em virtude de nos estudos que se fazem existirem sempre dúvidas. Para estancá-las a leitura é a condição inconcussa para o aluno, uma vez que com o seu auxílio o aluno poderá entender, compreender o que antes estava obscuro.

1 comentário:

  1. A vontade supera quaisquer problemas e catapulta o homem à realização de eventos, projetos que contribuem para o crescimento do próprio homem e do mundo em geral.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...