O que procura?

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Sociologia: As Preocupações do Séc. XXI

A vida contemporânea trouxe consigo enormes e fascinantes novidades. Antigamente, não se tinha incidência às comunicações a distância. Hoje, há influência em tudo que vemos, na cultura, na política, no desporto, na religião e na economia. São as radiações da globalização que têm como escopo ajudar o homem a desempenhar os seus trabalhos.
É certo que tudo que existe no universo é bom, porque serve para edificar ou fazer nascer uma outra coisa material, aliás, a ontologia diz-nos que tudo que tem ser é útil. Pelo contrário, um ente (tudo que existe na natureza), um ser mal utilizado torna-se inútil porque acaba por prejudicar o próprio utente.
Com efeito, a globalização bem aplicada traz muitos êxitos, uma vez que ela em si é boa. O que se nota na nossa juventude é o contrário.
As preocupações do tempo presente são todos os meios, todas as radiações, reflexos do fenómeno globalização. Os mais visíveis como o IPOD, TV CABO, VÍDEOS, MP3 e MP4, TELEFONES, DISCOS, PENDRIVES, PARABÓLICAS bem como a INTERNET, causam preocupações aos jovens estudantes, fazem com que os jovens não se dediquem com todo afinco aos estudos. O normal seria se eles tirassem partido desses meios para serem mais inteligentes e mais doutos, de modo que os seus estudos fossem sérios; mas não, os jovens entendem mal os efeitos da globalização aplicando-os sem lhes tirar partido ou, a globalização é entendida de forma negativa pelos jovens.
As preocupações dos jovens estudantes são as músicas, as novelas, as festas e as modas. Deste modo, perdem tempo a palrar, a tagarelar, a gastar dinheiro para se estar a “pari passu” destas realidades. Hoje, o que “bate” é estar nas festas, é não perder de vista a moda, isto é, ter os calçados e as vestimentas mais caras, é ter um telefone com acesso à Internet, vídeos, MP3, MP4 para se estar sempre informado e manter o contacto para novos “SHOWS”, concertos e matinés, porque «[…] todo aquele que não vive com o telefone e a TV faz já parte de um mundo que morre».

Assim, nestas circunstâncias, não se pode ter um estudo sério, visto que o estudo necessita de concentração, atenção e silêncio, para que o conhecimento se apodere de nós. «O conhecimento não vem de fora para o homem, mas é um esforço da alma para apoderar-se da verdade». E para se atingir essa verdade, o único caminho viável é o estudo sério que não se realiza no barulho das festas nem da assistência assídua das novelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...