O que procura?

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Como Estudar Seriamente

Será, na realidade, o lugar a condição mais exequível para se ter um estudo sério? Ou temos que ter em consideração a atitude psicológica do próprio estudante, para que consiga estudar seriamente? 


Na verdade, a psicologia influi bastante na compreensão deste assunto, uma vez que o estudo sério tem repercussões no cérebro do estudante que através do qual os assuntos são processados e compreendidos.
Quais são então as atitudes psicológicas do estudante?
As atitudes agrupam-se em dois grupos: atitude negativa e atitude positiva. Desinteresse, falta de autoconfiança e desânimo perante as dificuldades fazem parte da primeira atitude. Pelo contrário, motivação, autoconfiança e persistência pertencem ao grupo da atitude positiva. 
Com efeito, estudar seriamente é ter atitude positiva, isto é, ter motivação, autoconfiança e persistência, dado que, em si, estudar é uma prática árdua que exige sacrifício e dedicação. A motivação é importante porque ajuda o estudante a realizar o seu trabalho com rapidez e facilidade. A autoconfiança é «uma atitude saudável que faz aumentar o interesse pelo estudo e diminuir as angústias e tensões próprias dos momentos difíceis». E a persistência é a atitude que se concretiza no esforço, dedicação que o estudante faz para atingir suas metas, para triunfar.
Segundo a Ciência do Poder da Mente, estudar seriamente é entrar no ‘nível Alfa’. «Entrar no nível Alfa é descer a um estado de relaxe profundo, mantendo a mente e o corpo, através de técnicas adequadas, em paz, em calma, sem tensões físicas e emocionais»[5] . Além disso, entra-se também neste nível «pela meditação, pela contemplação, pela oração. O ritmo cerebral situa-se entre 7 e 14 ciclos por segundo sendo que a média é 10,5 por segundo».
A razão de se estudar seriamente no nível alfa, justifica-se pela verdade de ser mais profundo possibilitando o aumento da inteligência, da memória, da criatividade, da inspiração, da percepção sensorial e extra-sensorial, bem como tornar mais aguda a intuição. Com efeito, estudando neste nível, o estudante aprende com mais facilidade e grava melhor na memória.
Um dos aspectos de estudar seriamente no nível alfa é gostar da matéria que se vai estudar; se nunca se gostou, é evidente que se procurem razões, argumentos, algo que faça gostar, dado que se aprende mais, gasta-se menos energia, pois, se evitaram conflitos de intenções.
Portanto, apresentamos, em seguida, algumas técnicas para se providenciar um estudo sério


  1. Ler atentamente uma ou mais vezes o que se deve aprender, procurando compreendê-lo bem;
  2. Gravar o aprendizado na mente por partes, não passando ao ponto seguinte sem se ter antes aprendido bem e decorado os conceitos anteriores;
  3.  Aprendida a lição, decora-se por inteiro e com pausa, como se a estivesse a recitar na aula.





 

1 comentário:

  1. Continue nessa senda do conhecimento. Um dia o mundo vai-te saudar Hélder.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...