«O isolamento é o laboratório para o Espírito; a solidão interior e o silêncio são as asas com que ele voa. Todas as artes, simples Homens ou Homens-Deus, todos pagaram tributo ao isolamento, à sua vida silenciosa […]».
SARTILIANGES
A Sociologia
da Educação exerce um poder coercivo quanto a este ponto, porque ela prima pela
organização e tranquilidade do lugar onde se providenciam quaisquer trabalhos intelectuais.
Efectivamente, o estudo sério carece de um lugar que não cause falta de vontade
ao estudar.
O estudo
sério surte efeito quando o lugar onde se vai produzir qualquer assunto seja
propício e agrade ao sujeito a fazer a produção.
Esse lugar deve ser
«calmo, arrumado e confortável», de modo que o estudo
venha a ser frutífero. Tal como o isolamento é o laboratório para o Espírito, o
ambiente de estudo deve ser um lugar isolado de distracção, perturbação e incómodo,
uma vez que o
«trabalho fecundo
não se compadece com a dispersão duma vida agitada e caprichosa».
Efectivamente, o lugar
de estudo exige condições que já foram descritas nos parágrafos anteriores: silencioso,
tranquilo, arrumado, confortável e que desperte o poder volitivo do sujeito.
Mas, para
além dessas condições, o lugar para se ter um estudo sério deve ter «iluminação
adequada sem reflexos». Essa iluminação deve vir
pela esquerda, dado que a Biologia sustenta a ideia de que os seres humanos tendem
mais a olhar pelo lado esquerdo ao invés do direito; razão pela qual a luz deve
manifestar-se pelo lado esquerdo.
A vantagem de
uma boa iluminação justifica-se pela razão de ela reduzir a fadiga do estudo e
proteger os olhos.
Com toda a
certeza, o lugar de estudo é um dos requisitos para o sucesso escolar, para se
ter um estudo sério que possa dissipar dúvidas e abrir horizontes de um
estudante. Assim, esse lugar não pode ser um qualquer; pelo contrário, deve ser
silencioso, calmo, bem iluminado, ventilativo e acima de tudo deve ser um lugar
que dê um bom moral ao estudante.
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