O que procura?

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Onde Se Pode Ter Um Estudo Sério


«O isolamento é o laboratório para o Espírito; a solidão interior e o silêncio são as asas com que ele voa. Todas as artes, simples Homens ou Homens-Deus, todos pagaram tributo ao isolamento, à sua vida silenciosa […]».  
SARTILIANGES
                                                                                                   
 
A Sociologia da Educação exerce um poder coercivo quanto a este ponto, porque ela prima pela organização e tranquilidade do lugar onde se providenciam quaisquer trabalhos intelectuais. Efectivamente, o estudo sério carece de um lugar que não cause falta de vontade ao estudar.
O estudo sério surte efeito quando o lugar onde se vai produzir qualquer assunto seja propício e agrade ao sujeito a fazer a produção.
Esse lugar deve ser «calmo, arrumado e confortável», de modo que o estudo venha a ser frutífero. Tal como o isolamento é o laboratório para o Espírito, o ambiente de estudo deve ser um lugar isolado de distracção, perturbação e incómodo, uma vez que o
«trabalho fecundo não se compadece com a dispersão duma vida agitada e caprichosa».
Efectivamente, o lugar de estudo exige condições que já foram descritas nos parágrafos anteriores: silencioso, tranquilo, arrumado, confortável e que desperte o poder volitivo do sujeito.
Mas, para além dessas condições, o lugar para se ter um estudo sério deve ter «iluminação adequada sem reflexos». Essa iluminação deve vir pela esquerda, dado que a Biologia sustenta a ideia de que os seres humanos tendem mais a olhar pelo lado esquerdo ao invés do direito; razão pela qual a luz deve manifestar-se pelo lado esquerdo.
A vantagem de uma boa iluminação justifica-se pela razão de ela reduzir a fadiga do estudo e proteger os olhos.
Com toda a certeza, o lugar de estudo é um dos requisitos para o sucesso escolar, para se ter um estudo sério que possa dissipar dúvidas e abrir horizontes de um estudante. Assim, esse lugar não pode ser um qualquer; pelo contrário, deve ser silencioso, calmo, bem iluminado, ventilativo e acima de tudo deve ser um lugar que dê um bom moral ao estudante.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...