O que procura?

domingo, 14 de julho de 2013

Sociologia: O que é Exclusão Social

Os diversos intervenientes que se têm debruçado sobre esta questão não conseguem chegar a acordo sobre uma definição da exclusão social. O Serviço de Estatísticas da Comissão Europeia (EUROSTAT) considera a exclusão social como um fenômeno pluridimensional, que impede os indivíduos de participarem plenamente na sociedade.
Dai que a exclusão social seja necessariamente multidimensional e se exprima em diferentes níveis; e um universo composto segundo Fleury.
Nesta perspectiva, uma pessoa e considerada socialmente excluída quando esta impedida de participar plenamente na vida econômica, social, ambiental, cultural civil e/ou quando o seu acesso ao rendimento e a outros recursos e de tal modo insuficiente que não lhe permite usufruir de um nível de vida considerado aceitável pela sociedade em que vive.
A noção de exclusão social pertence a perspectiva própria da tradição francesa na análise de pessoas e grupos desfavorecidos. Em termos simplificados, Robert Castel uma das principais referencias nesta matéria define exclusão social como a fase extrema do processo de “marginalização”, entendido este como um percurso “descendente”, ao longo do qual se verificam sucessivas rupturas na relação do indivíduo com a sociedade. Um ponto relevante desse percurso corresponde à ruptura em relação ao mercado de trabalho, a qual se traduz em desemprego (sobretudo em desemprego prolongado) ou mesmo num “desligamento” irreversível face a esse mercado. A fase extrema – a da “exclusão social”- é caracterizada não só pela ruptura com o mercado de trabalho, mas por rupturas familiares, afetivas e de amizade.

Nesse ínterim, a exclusão social pode ser definida como uma combinação de falta de meios econômicos, de isolamento social e de acesso limitado aos direitos sociais e civis; trata-se de um conceito relativo dentro de qualquer sociedade particular e representa uma acumulação progressiva de factores sociais e econômicos ao longo do tempo.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...