O que procura?

domingo, 7 de julho de 2013

Egipto


A República Árabe do Egipto é um país do norte da África que inclui também a península do Sinai, na Ásia, o que o torna um estado transcontinental.

Com uma área de cerca de 1 001 450 km², o Egipto limita a oeste com a Líbia, a sul com o Sudão e a leste com a Faixa de Gaza e Israel. O litoral norte é banhado pelo mar Mediterrâneo e o litoral oriental pelo mar Vermelho. A península do Sinai é banhada pelos golfos de Suez e de Acaba. A sua capital é a cidade do Cairo. Os gentílicos para o país são "egípcio", "egipciano" e "egipcíaco", embora as últimas formas raramente sejam usadas.

O Egipto é um dos países mais populosos de África. A grande maioria da população, estimada em 81.121,07 milhões de habitantes (2010), vive nas margens do rio Nilo, praticamente a única área não desértica do país, com cerca de 40 000 kmª; O da Líbia, a oeste, o Arábico ou Oriental, a leste, ambos parte do Saara, e o do Sinai, têm muito pouca população. Cerca de metade da população egípcia vive nos centros urbanos, em especial no Cairo, em Alexandria e nas outras grandes cidades do Delta do Nilo, de maior densidade demográfica.
As três pirâmides
O país é conhecido pela sua antiga civilização e por alguns dos monumentos mais famosos do mundo, como as pirâmides de Gizé e a Grande Esfinge. A sul, a cidade de Luxor abriga diversos sítios antigos, como o templo de Karnak e o vale dos Reis.

O Egipto tem a mais antiga tradição parlamentar contínua no mundo árabe. 35 Sua primeira assembleia popular foi criada em 1866. Foi licenciado pela ocupação britânica de 1882 - a potência ocupante permitiu apenas a existência de órgão consultivo. O nacionalismo egípcio antecedeu o seu homólogo árabe em muitas décadas, tendo raízes no século 19, tornando-se o modo dominante de expressão de activistas e intelectuais anticoloniais egípcios até o início do século 20.36 Em 1923, no entanto, após a libertação colonial do país, uma nova constituição previa uma monarquia parlamentar.35

O Egipto é uma república desde 18 de Junho de 1953. Actualmente, seu parlamento é bicameral, formado pela Assembleia do Povo (câmara baixa, com representantes eleitos para um mandato de 5 anos) e Conselho Shura (câmara alta, com representantes eleitos para um mandato de 6 anos).37 – e as eleições acontecem em três etapas, divididas pelos "governorates" (Estados). Em cada etapa, nove Estados são convocados às urnas. O resultado de cada consulta é divulgado exactamente uma semana depois de cada sufrágio.37 A Assembleia é composta por 454 membros, dos quais 444 eleitos a cada cinco anos (desde 1986, 400 deputados por listas de partidos e 44 como candidatos directos sem partido) e dez são nomeados pelo chefe de Estado. O Conselho é o órgão legislativo formado por 210 membros, dos quais dois terços são eleitos e o terço restante nomeado pelo chefe de Estado.

O Egipto exerce uma grande influência política na África e no Médio Oriente[carece de fontes] e as suas instituições intelectuais e islâmicas estão no centro do desenvolvimento social e cultural da região. A sede da Liga Árabe encontra-se no Cairo; tradicionalmente, o secretário-geral da organização é egípcio.

O Egipto foi o primeiro país árabe a estabelecer relações diplomáticas com Israel depois da assinatura dos acordos de Camp David, em 1978. O ex-vice-primeiro-ministro Boutros Boutros-Ghali foi secretário-geral das Nações Unidas entre 1991 e 1996. É reconhecido como um país político e culturalmente importante do Médio Oriente e do Norte de África.

A grande bacia hidrográfica do país é a do Nilo, cujo curso total, com 6 696 km de extensão, é único a atravessar os desertos do NE africano até atingir o Mediterrâneo. A região do vale do Nilo, situada ao sul de Assuão, é quase desértica. A partir de Assuão, onde se localizam a primeira catarata e a grande represa do mesmo nome, o rio corre num leito estreito (2 a 10 km de largura), atingido sua largura máxima em Kom-Ombo (15Km). Nessa região, o vale é ladeado por uma cadeia de colinas rochosas com altitude média de 300 m. A 5 km ao norte do Cairo, o rio divide-se em dois braços principais, formando um dos delta mais férteis do mundo.

No Egipto a precipitação é baixa, excepto nos meses de inverno nas regiões mais a norte.29 Ao sul do Cairo, a precipitação média é de apenas cerca de 2 a 5 mm ao ano, em intervalos de muitos anos. Numa faixa estreita do litoral norte, chega a 410 mm,30 concentrada principalmente entre Outubro e Março. As montanhas do Sinai e algumas cidades litorâneas ao norte, como Damieta, Baltim, Sidi Barrany e, mais raramente, Alexandria, vêem neve.

As temperaturas médias situam-se entre 27 e 32 °C no verão, chegando a 43 °C no litoral do mar Vermelho, e entre 13 e 21 °C no inverno. Um vento constante de noroeste ajuda a baixar a temperatura no litoral mediterrâneo. Outro vento, o Khamsin, sopra do sul na primavera, trazendo areia e poeira, e pode elevar a temperatura no deserto para mais de 38 °C.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...