O que procura?

domingo, 7 de julho de 2013

Mohammed Morsi

4º Presidente do Egipto


Mohamed Mohamed Morsi Issa Al-Ayyat, (20 de Agosto de 1951) é um político do Egipto.Desde 30 de Abril de 2011 é presidente do Partido da Liberdade e da Justiça, partido político fundado pela Irmandade Muçulmana após a Revolução Egípcia de 2011.1 Foi o primeiro presidente civil e primeiro activista islâmico eleito democraticamente em seu país.
Depois de pouco mais de um ano no poder, foi deposto por um golpe militar

Morsi estudou engenharia na Universidade do Cairo e doutorou-se na mesma área nos Estados Unidos, na University of Southern Califórnia. Ainda nos Estados Unidos ele actuou durante alguns anos como professor auxiliar, e lá também nasceram dois de seus cinco filhos, que portanto têm nacionalidade americana. Em seguido Morsi iniciou a carreira de professor no Egipto, na Universidade de Zagazig, dirigindo o departamento de ciências do material.
Com a fundação do Partido da Liberdade e da Justiça, Morsi foi escolhido pela Irmandade Muçulmana para ser o primeiro líder do novo partido. No primeiro turno das eleições presidenciais do Egipto ele foi o candidato mais votado (aproximadamente 24%), competindo em um segundo turno contra o candidato independente Ahmed Shafiq, nos dias 16 e 17 de Junho 2012.

Foi anunciado em 24 de Junho de 2012 como o vencedor do 2º turno das eleições presidenciais do Egipto, obtendo 13.230.131 votos (51,73% do total), apoiado pela Irmandade Muçulmana ante 12.374.380 votos do rival (48,27%) Ahmed Shafiq. Irá assumir no dia 1 de Julho como o primeiro presidente eleito do país após a revolução. Deixou de fazer parte da Irmandade Muçulmana, declarando a sua intenção de ser o presidente de todos os egípcios, mencionando explicitamente a minoria cristã (Coptas).

Em 12 de Agosto de 2012 demitiu várias altas patentes militares, a começar pelo seu líder Mohamed Hussein Tantawi, substituindo-os por militares da sua confiança. Ao mesmo tempo revogou algumas disposições de estatuto constitucional, ditadas imediatamente antes da sua eleição pelo Conselho Supremo das Forças Armadas com a intenção de limitar as competências presidenciais, salvaguardando as do Conselho. As medidas presidenciais de 12 de Agosto foram considerados como actos de afirmação do poder civil face ao poder militar. Em Julho de 2013, as Forças Armadas do Egipto, por meio do general Abdel Fattah el-Sisi, anunciaram a deposição de Morsi do cargo de presidente do país.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...