O que procura?

quarta-feira, 10 de julho de 2013

É possível estudar sério sem livros didácticos?

Livraria João Alexandre Barbosa da EDUSP
Um estudo sério nunca é realizado na ausência dos próprios subsídios, uma vez que são estes que concedem a substância e que por intermédio desta o estudo é feito. Os livros juntamente com os dicionários constituem o essencial para as actividades académicas do estudante, justamente porque não se pode fazer um estudo sério sem a garantia do próprio material didáctico, de instrução.

Nas escolas de Benguela nota-se a precariedade de bibliotecas. Os únicos centros com bibliotecas que apresentam um pouco do essencial são as universidades. Os centros médios e básicos são uma lástima, visto que o número de bibliotecas não passa dos 20%. Nestas condições, como há-de ser sério o estudo se a maioria das escolas do município de Benguela não possui bibliotecas?
Além disso, nenhuma universidade do município de Benguela e não só possui centros de investigação. Vemos estudantes que se deslocam para outros países em busca de material didáctico, e se não o fazem encomendam a alguém que se desloca para fora do país. Mesmo com a presença da “REFORMA” o saldo é negativo, dado que não contempla o aumento de bibliotecas e material didáctico no município de Benguela e não só.
Falando dos centros médios e básicos, 90% dos alunos não possui um dicionário particular e não sabe manuseá-lo, e o resultado deste défice é a presença de erros crassos nos testes que eles fazem bem como, na má fala do português. Os jovens limitam-se mais em aplicar uma boa prosódia sem antes compreenderem que o discurso quer oral quer escrito obedece à uma ordem – sujeito, predicado e acessórios ou complementos. Além disso, os jovens esquecem-se que falar bem é o produto de uma leitura constante e da assimilação inconsciente de muitas ideias; assimilação inconsciente porque quanto mais se lê, as ideias apoderam-se de nós sem termos consciência delas.
Portanto, à situação em que nos encontramos carece, digamos, de uma mão para se evidenciar o estudo sério. E os personagens proeminentes são os jovens estudantes, dado que o comando do país dependerá da competência e habilidade deles, e essas qualidades passam necessariamente pelo estudo sério.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...