O que procura?

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Decorar ou Estudar


Estudar é o mesmo que decorar ou decorar é o processo de assimilação da matéria depois de compreendida?


É sem dúvida que o estudo tem sempre um escopo por se atingir. Na gama dos interesses dos estudantes reside um único objectivo quando se está em processo de formação: atingir notas altas que garantam uma classificação plausível no fim do ano académico. Com efeito, torna-se obrigatório assimilar todo conteúdo da matéria.
O estudo ganha carácter de estudo quando compreendido e depois assimilado. Deste modo, decorar será o fim, a meta que passa pela lucidez e compreensão do assunto. É verídico que decorar é «fixar na mente, na memória», quando o que se estuda é compreendido, aclarado. 
 O estudo pressupõe o decoro, em virtude de tudo que se decora é antes estudado, um estudo que se prende com a captação dos conceitos e não das palavras. 
Estudar deve ser uma realização que priorize o cultivo do raciocínio, da reflexão conforme alega Salomão[3]. Assim, o esforço que se faz durante o estudo de um assunto vai despertando o poder da reflexão, e ao mesmo tempo que se reflecte, a matéria vai sendo gravada na mente. O jovem que consegue notas para passar de ano por “chutar”, decorar a matéria, ou até mesmo por colar, jamais aprende realmente a raciocinar. […]. 

Contudo, estudar confina-se na reflexão, no raciocínio, com o objectivo de se compreender a matéria para depois ser gravada na mente com naturalidade. Decorar e estudar são dimensões distintas, mas não se estuda só e nem se decora só, ambas dimensões equivalem-se de tal maneira que o que se estudou seja assimilado ou gravado na mente. 





 


Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...