O que procura?

domingo, 14 de julho de 2013

Política: O que é Partido Político

No final do século XVIII, Edmund Burke já se referia ao partido como "um corpo de homens que se unem, para colocar seus esforços comuns a serviço do interesse nacional, sobre a base de um princípio ao qual todos aderem".
Benjamim Constant, no início do séc. XIX, conceituava o partido como "uma reunião de homens que professam a mesma doutrina política”. Burdeau achou esse conceito excessivamente restrito, pois tal reunião é apenas um meio necessário para a consecução de objectivos muito mais amplos.
        Duverger considera extremamente difícil uma tipologia dos partidos e não chega a tentar uma definição. Burdeau considera inútil pretender encontrar uma definição precisa de partido, sem situá-la, previamente, em certa época e num determinado meio político e social. Na verdade, a extrema variedade dos partidos torna bastante difícil a formulação de um conceito de validade universal, devendo-se concluir em face de cada caso concreto, e tendo em conta o respectivo sistema jurídico, se trata ou não de partido político.
           Partido político é tido, por parte da ciência política, como organização durável e complexa, do nível nacional com vontade deliberada de exercer directamente o poder em favor da sociedade. Pode-se definir um partido político como uma coalizão de homens que busca controlar o governo através das eleições, e esse controle da máquina pública governamental é importante porque permite ao partido ter acesso à renda, prestígio e poder. (DOWNS, 1999).
            Assim, teoricamente esses homens devem governar para todos para a satisfação do bem comum, não apenas para aqueles que o elegeram. Cada político eleito deve ser responsável por suas acções pessoais perante aqueles que o elegeram ou reelegeram, mas as acções políticas do seu governo acabam sendo determinadas pelas acções colectivas de muitos indivíduos que ocupam os cargos públicos. Dessa forma, nenhum político deve tomar decisões só pelas casas parlamentares, mas pelas decisões colectivas de suas bases (DOWNS, 1999). Logo, o único caminho existente para assumir responsabilidades públicas é através dos partidos políticos, e essa responsabilidade exige que sejam partidos políticos coesos.



Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...